Nesta sexta-feira (11), foi realizada a cerimônia oficial da obra de construção da segunda fábrica da NetZero no Brasil. A green tech francesa, uma startup pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, escolheu Brejetuba, na região Serrana do Espírito Santo, para a nova unidade. Dezenas de pessoas participaram da cerimônia da pedra fundamental, entre elas produtores de café e o vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. O investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões.
De acordo com o mandatário, o projeto pioneiro da NetZero está em sintonia com os investimentos que o Espírito Santo almeja. “A chegada desta inovação ao Estado trará diversos benefícios, desde ambiental até econômico e social, porque reúne algo fundamental, que é a cooperação. A primeira experiência do projeto no Espírito Santo tinha de começar por Brejetuba, uma região que produz muito café, e de qualidade”, afirma Ferraço.
A fábrica ficará a 25 quilômetros de distânia da anterior, que fica em Lajinha (MG), e se beneficiará de melhorias notáveis em hardware e software. A escolha do novo local é estratégica e tem um triplo objetivo. Primeiro, capitalizar sobre essa proximidade para facilitar o trabalho das equipes de pesquisa e desenvolvimento, a fim de acelerar as iterações tecnológicas. Em segundo lugar, ampliar a cooperação com a cooperativa Coocafé, já parceira no primeiro local, a fim de atrair rapidamente novos cafeicultores com base na primeira parceria. Finalmente, demonstrar a relevância do seu modelo, fundamentado na implantação de unidades de produção de tamanho intermediário em imediata proximidade com as fontes de biomassa, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção de biochar e simplificar a logística das operações.
A nova fábrica, que estará operacional no início de 2024, produzirá anualmente 4.500 toneladas de biochar, permitindo a remoção da atmosfera de mais de 6.500 toneladas equivalentes de CO2, enquant fornecerá um corretivo do solo sustentável para os agricultores locais. Este é o significado da renovação da parceria entre a NetZero e a Coocafé. A cooperativa, que reúne mais de 10.000 produtores de café e tem um forte foco em sustentabilidade, desempenha um papel essencial na promoção do modelo local e circular da NetZero, encorajando os agricultores a aderir ao projeto.
MAIS CONEXÃO SAFRA
Sábado de sol e temperaturas em alta no ES; veja a previsão
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de hoje (11/08)
Valor bruto da produção agropecuária do ES é estimado em R$ 24,2 bi
Transportes puxam inflação de julho, que fica em 0,12%
“A unidade de Brejetuba confirma o interesse que o biochar tem despertado nos agricultores, nossos principais parceiros. O modelo da NetZero é totalmente adequado às necessidades e à realidade local, o que é um essencial para o aumento de escala. Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a Coocafé e seus produtores, que são pioneiros no uo do biochar em grande escala”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador da NetZero e CEO da NetZero Brasil.
Visualmente semelhante ao carvão vegetal, o biochar é obtido pela extração do carbono contido nos resíduos vegetais por meio da pirólise. Esse processo permite estabilizar de forma duradoura o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera durante a fotossíntese. Além de seus benefícios climáticos validados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o biochar tem propriedades agronômicas notáveis: ele atua no solo como uma esponja de carbono que retém água e nutrientes no nível da raiz da planta, permitindo reduzir de forma duradoura o uso de fertilizantes e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade da cultura, melhorando assim a renda do agricultor.
Além da fábrica em Lajinha, que já conta com 30 funcionários brasileiros, e da construção de Brejetuba, uma terceira unidade está prevista para ser construída no Brasil ainda neste ano.
Clique aqui receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!
Leia mais em: https://conexaosafra.com/meio-ambiente/espirito-santo-celebra-a-construcao-da-nova-fabrica-de-biochar-no-br/