A Semana Internacional do Café (SIC), evento que é considerado um dos maiores e mais importantes da cafeicultura mundial, será realizado de 8 a 10 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte. A feira, que reúne toda a cadeia produtiva do café, conecta os produtores ao mercado, sendo, assim, um espaço para a geração de negócios, capacitação, lançamentos de produtos e atualização sobre os rumos e desafios da cafeicultura. Durante os três dias de evento, a estimativa é movimentar mais de R$ 50 milhões em negócios.
De acordo com a analista de agronegócio do Sistema Faemg/Senar, Ana Carolina Gomes, as expectativas em relação à 11ª edição da SIC são positivas: “As expectativas são as melhores possíveis. A SIC é o maior evento da cadeia cafeeira e representa muito para Minas Gerais e para o País, já que somos os maiores produtores e exportadores de café do mundo”.
Conforme Ana Carolina, a Semana Internacional do Café é uma oportunidade da cadeia cafeeira se conectar. “É um evento engrandecdor e importante por promover as conexões. São três dias de evento, mas as conexões começam antes e acontecem também no pós. A SIC beneficia toda a cadeia desde os produtores de café até indústrias, cooperativas, tradings e exportadoras. Todos estarão reunidos no mesmo espaço para se conectarem, fazerem negócios e falarem sobre café”, explicou.
Icone whatsappPARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Capacitação na Semana Internacional do Café
Com o tema “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”, o objetivo, conforme a analista, é levar as tendências e discutir o futuro juntamente com a cadeia.
Notícias relacionadas
LEGENDA FOTO
Semana Internacional do Café deve reunir mais de 20 mil pessoas na edição de 2023
LEGENDA FOTO
Minas Gerais conquista 5ª IG para o café
LEGENDA FOTO
Cafés premiados ganham edição especial no Verdemar
Em relação à capacitação, as discussões sobre mercados, tendências e inovações acontecerão em mais de 50 palestras abordando os temas, asquais conjuntamente com os workshops somarão mais de 120 horas de informações.
Entre os temas de cursos e palestras que compõem a Semana Internacional do Café estão a capacitação para exportação, certificação, sustentabilidade, práticas regenerativas, economia circular, biochar, entre outros.
“A gente sempre coloca um tema central para nortear os eventos e orientar a cadeia de forma global. Assim, estamos trazendo como tema norteador a questão da origem, muito voltada para o que o consumidor e o público de fora enxergam da origem do Brasil. Também vamos abordar como as origens controladas são favorecidas e o potencial das origens para atender às exigências impostas, como as vindas da União Europeia. Temos feito um trabalho de definição das origens produtoras, de valorização, de reconhecimento dos terroir, da qualidade e sustentabilidade”.
Negócios
Por reunir toda a cadeia, a SIC também é um espaço para a realização de negócios. Além da oportunidade de investir nas tecnologias voltdas para a produção, a comercialização do café diretamente com os compradores também acontece durante o evento.
Conforme Ana Carolina, por meio do Coffee of The Year (COY) – concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano – será realizado, também, o SIC in the box.
No Coffee of The Year, as 150 amostras de arábica e 30 de canephora selecionadas estarão disponíveis para degustação. Os produtores selecionados foram convidados a participar do evento e poderão interagir diretamente com os compradores.
Para atender ao mercado, os cafés selecionados também podem ser direcionados para compradores de cafeterias, torrefações, traders, provadores e outros interessados em provar e comprar os melhores cafés da edição. A ideia do SIC in the box é enviar amostras para os interessados de acordo com o perfil do comprador.
Este ano, o volume de amostras recebidas para o concurso foi recorde e chegou a 530. O resultado do Coffee of The Year srá no dia 10 de novembro. “As amostras que estão competindo poderão ser enviadas, assim, o comprador terá a oportunidade de conhecer e comprar. Enviamos conforme perfil sensorial de interesse. Quem quiser, pode entrar em contato e adquirir as amostras. Desta forma, estamos conectando uma ponta da cadeia a outra. É difícil selecionar os melhores. Os cafés estão com pontuações acima de 85 pontos”, confrimou.
Com todos os estandes comercializados, a Semana Internacional do Café deve receber em torno de 20 mil a 25 mil visitantes.